News

Register to receive our newsletter

pesquisa_noticias

Administrative and Infrastructure
Environment
Arbitration
Real Estate Litigation
Contract
Estate Planning, Succession and Family Law
Corporate
Real Estate
Capital Markets
Labor
Litigation
Compliance and White Collar
Tax and Succession
Urban Law

Articles

STF confirma o fim da contribuição sindical obrigatória

publicado_em 07/02/2018 20:33

3 de julho de 2018

Nesta sexta-feira, dia 29/06/18, o Supremo Tribunal federal (STF) confirmou o fim da contribuição sindical obrigatória, por maioria de 6 votos a 3, validando importante ponto da Reforma Trabalhista, objeto de ampla discussão e polêmica desde a sua promulgação.

O Ministro Luiz Fux, que votou pela constitucionalidade da Reforma Trabalhista, fundamentou o seu voto da seguinte forma: “O legislador constatou que a contribuição compulsória vinha gerando uma oferta excessiva e artificial de organizações sindicais, o que configura uma perda social em detrimento dos trabalhadores. Esse número estratosférico de sindicatos não se traduzia em aumento de bem-estar de qualquer categoria”.

Ademais, o novo posicionamento do Supremo passa a ser no sentido de que a liberdade sindical pressupõe a autonomia do trabalhador, dando a ele opção de não se filiar ou não ao sindicato.

Dentro desse espírito, os Sindicatos deverão ter atuação mais eficiente e próxima aos trabalhadores e empresas para que possam demonstrar a sua efetiva importância nas relações de trabalho e, com isso, captar mais filiados e, consequentemente, recursos para financiar o seu custeio.

O resultado desse relevante julgamento garante a necessária segurança jurídica a lei que implementou a  Reforma Trabalhista, que doravante passa a ser avalizada também pelo Supremo Tribunal Federal.

Quanto ao efeito prático da referida decisão nas relações de emprego já em curso,  em relação à contribuição sindical do empregado, as empresas devem continuar procedendo ao desconto somente do empregado que apresentar a expressa autorização, caso contrário,  o desconto não estará legitimado.

Já quanto à contribuição sindical patronal, esta permanece sendo facultativa à empresa, como já era previsto.

A decisão poderá ser consultada no site do STF (www.portal.stf.jus.br) e pelo seguinte link: http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5288954

compartilhe:

Register to receive our newsletter

Register to receive our newsletter