News

Register to receive our newsletter

pesquisa_noticias

Administrative and Infrastructure
Environment
Arbitration

REAL ESTATE LITIGATION

Contract
Estate Planning, Succession and Family Law
Corporate
Real Estate
CAPITAL MARKETS
Labor
Litigation
Compliance and White Collar
Tax and Succession
Urban Law

Newsletter

Tributação - Sociedade em Conta de Participação

publicado_em 10/10/2018 10:03

10 de outubro de 2018

A Sociedade em Conta de Participação (“SCP”) é uma alternativa para captação de recursos para investimentos. Ela é formada por dois tipos de sócios, o sócio ostensivo e o sócio participante. Conforme previsto no artigo 991 do Código Civil, a responsabilidade civil pelos negócios jurídicos, apuração e recolhimento dos tributos é do sócio ostensivo, respondendo esse, exclusivamente, por todas obrigações da sociedade perante terceiros.

Sobre esse tema, a Receita Federal do Brasil, através da Solução de Consulta Cosit n° 142, de 19/09/2018, esclareceu que, quando o sócio participante exerce atividade constitutiva do objeto social da SCP, desnatura-se a sociedade, de tal forma que os valores recebidos por esse sócio, a título de participação nos negócios, devem ser tributados como receita da sua atividade principal, não se aplicando, portanto, a isenção prevista para a distribuição de lucros. 

No caso concreto da consulta formulada, o contrato de constituição da SCP previa a atuação subsidiária do sócio participante, com base no artigo 981 do Código Civil, tendo a Cosit entendido que tal disposição desrespeita a forma jurídica determinada na legislação, desconsiderando a condição de sócio participante e determinando sua tributação como prestador de serviço.

Por outro lado, em sentido diametralmente oposto à Solução de Consulta mencionada, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, órgão responsável pelo julgamento administrativo de matérias fiscais, no acórdão registrado sob n° 1401-002.823, de 14/08/2018, em julgamento de caso similar, entendeu que não há vedação expressa no ordenamento à participação do sócio investidor nas atividades empresariais, concluindo que as consequências jurídicas da sua atuação se restringem à responsabilidade solidária perante terceiros em relação às atividades que praticou, sem qualquer reflexo, portanto, na tributação usual da SCP e da distribuição dos lucros do negócio.

Sendo assim, eventual sócio participante de SCP que seja autuado pela Receita Federal, em decorrência da Solução de Consulta acima mencionada, poderá, a depender da situação, se valer da impugnação administrativa para anular o lançamento fiscal, baseando-se no importante precedente do CARF.

compartilhe:

Register to receive our newsletter