News

Register to receive our newsletter

pesquisa_noticias

Administrative and Infrastructure
Environment
Arbitration
Real Estate Litigation
Contract
Estate Planning, Succession and Family Law
Corporate
Real Estate
Capital Markets
Labor
Litigation
Compliance and White Collar
Tax and Succession
Urban Law

Articles

CNJ e CGJ-SP determinam diretrizes para o procedimento da usucapião extrajudicial

publicado_em 01/04/2018 09:51

Ao final de dezembro de 2017 foram publicados, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo (CGJ-SP), provimentos editados com o escopo de estabelecer diretrizes para o procedimento da usucapião extrajudicial nos serviços notariais e de registro de imóveis, de forma a uniformizar sua aplicação.

O instituto da usucapião extrajudicial é uma criação do Novo Código de Processo Civil (NCPC, de 2015), que incluiu o art. 216-A na Lei de Registros Públicos (Lei Federal n.º 6.015/73), trazendo, como principal novidade, a possibilidade de desjudicialização do pedido de usucapião. Em outras palavras, desde que preenchidos determinados requisitos, o pedido de usucapião poderá ser processado perante o Cartório de Registro de Imóveis competente, buscando conferir maior agilidade a um processo historicamente moroso e complicado.

No ano passado, as disposições relativas à usucapião extrajudicial já haviam sido alteradas pela Lei Federal n.º 13.465/17, que, dentre relevantes modificações e inovações trazidas à seara registral (regularização fundiária urbana e rural, criação do direito real de laje, do condomínio de lotes e do condomínio urbano simples são apenas alguns exemplos), editou de forma significativa o artigo 216-A da Lei de Registros Públicos. Agora, com os Provimentos CNJ n.º 65/17 e CGJ-SP n.º 51/17, tal procedimento foi ainda mais esmiuçado.

O Provimento CNJ n.º 65/2017 regra, de forma extremamente detalhada – em 27 artigos -, todas as etapas que compõem o  procedimento da usucapião extrajudicial, desde os requisitos de cada documento legalmente exigido e as providências relativas à notificação dos confrontantes, até as práticas que devem ser adotadas quando do registro do reconhecimento da usucapião extrajudicial, valendo para todo o território nacional desde a data de sua publicação.

Por sua vez, o Provimento CGJ-SP n.º 51/2017, igualmente em vigor, objetivou  adequar o texto das Normas de Serviço da CGJ-SP à legislação vigente – em especial à Lei Federal n.º 13.465/17 , tendo editado, no que concerne à usucapião extrajudicial, também normas gerais para sua aplicação, embora de forma bem mais concisa do que fez o Provimento CNJ n.º 65. É de se ressaltar, por fim, que as disposições federais e estaduais não são conflituosas entre si.

By

Pedro Rizzo Batlouni

Associates
compartilhe:

Register to receive our newsletter

Register to receive our newsletter