News

Register to receive our newsletter

pesquisa_noticias

Administrative and Infrastructure
Environment
Arbitration
Real Estate Litigation
Contract
Estate Planning, Succession and Family Law
Corporate
Real Estate
Capital Markets
Labor
Litigation
Compliance and White Collar
Tax and Succession
Urban Law

Newsletter

Instrução Normativa RFB nº 1787, de 07 de Fevereiro de 2018

publicado_em 02/20/2018 09:31

A Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 1787/2018, publicada no dia 8 de fevereiro de 2018, dispõe sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (“DCTFWeb”), substituindo, deste modo, a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (“GFIP”). 

Deverão apresentar a DCTFWeb as pessoas jurídicas de direito privado em geral e aquelas equiparadas à empresa, que possuem faturamento no ano calendário de 2016 acima de R$ 78 milhões. Esses contribuintes estarão sujeitos à declaração em relação aos fatos geradores que ocorram a partir de 1 de julho de 2018. Os demais passarão a entregar a DCTFWeb a partir de 1 de janeiro de 2019, salvo os órgãos públicos que iniciarão em 1 de julho de 2019.

Para a apresentação, torna-se necessário a utilização de certificado de segurança, emitido por entidade credenciada pela Receita Federal do Brasil (“RFB”), com informações no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (“eSocial”) ou da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (“EFD-Reinf”), módulos integrantes do Sistema Público de Escrituração Digital (“SPED”).

As informações prestadas na DCTFWeb deverão conter contribuições: a) previdenciárias das empresas, incidentes sobre a remuneração paga ou creditada aos segurados a seu serviço; b) dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salário de contribuição; c) instituídas a título de substituição aos incidentes sobre a folha de pagamento; e d) destinadas a outras entidades ou fundos.

A DCTFWeb deverá ser apresentada mensalmente, até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores. Quando o prazo previsto anteriormente recair em dia não útil, a entrega da DCTFWeb será antecipada para o dia útil imediatamente anterior.

A DCTFWeb deve ser acessada via e-Cac da RFB, onde serão consolidadas todas as informações e apurado o valor a pagar, disponibilizando-se a DARF para recolhimento das contribuições.
 
É possível o aproveitamento de outros créditos, como compensações, parcelamentos e pagamentos, bem como a suspensão de débitos amparados por decisões judiciais ou mesmo a exclusão de valores que já tenham sido objeto de lançamento de ofício.

Além da DCTFWeb mensal, há previsão para apresentação de declaração anual, relativa aos valores pagos aos trabalhadores a título de 13º salário, com vencimento até o dia 20 de dezembro de cada serviço.

Quem deixar de apresentar a DCTFWeb no prazo fixado ou apresenta-la com incorreções ou omissões será intimado a apresentar declaração original ou prestar esclarecimentos, além de sujeitar-se às seguintes multas:

I – de 2% ao mês calendário ou fração, incidentes sobre o montante das contribuições informadas na DCTFWeb, ainda que integralmente pagas, no caso de falta de entrega dessa declaração ou entrega após o prazo, limitada a 20%.

II – de R$ 20,00 para cada grupo de dez informações incorretas ou omitidas.

O Manual da DCTFWeb, com as regras detalhadas quanto ao preenchimento e envio da nova declaração, se encontra disponível no site da RFB 

compartilhe:

Register to receive our newsletter

Register to receive our newsletter