Actualités

cadastre_se_e_fique_por_dentro

pesquisa_noticias

Droit administratif et de l’infrastructure

Environnement

Arbitrage
Contentieux Immobilier
Contractuel
Planification successorale, succession et droit de la famille
Affaires
Immobilier
Marché de capitaux
Droit du travail
Prévention et résolution de litiges
Pénal des Affaires et Compliance
Fiscal
Droit de l'urbanisme

Médias

Um ano depois, reforma trabalhista ainda exige cautela do Judiciário e das partes

publicado_em 11/14/2018 12:55

14 de novembro de 2018

Fonte: Consultor Jurídico

No dia 11/11/2017, em meio a um cenário político e econômico conturbado, entrou em vigor a tão aguardada e polêmica Lei Federal 13.467/2017, conhecida como reforma trabalhista, com a promessa de atualizar a legislação, desburocratizar as relações de trabalho e, principalmente, gerar mais emprego.

Não obstante ainda haja certa resistência por parte de juízes e membros do Ministério Público do Trabalho, alguns reflexos já podem ser sentidos, notadamente no distribuidor forense diante da redução substancial no volume de ações ajuizadas após a sua vigência, sem falar nas iniciais, cujos pedidos estão mais enxutos e formulados com mais critério e embasamento por força da fixação de honorários de sucumbência para a parte perdedora.

Tal avanço deve ser celebrado, pois a consequência lógica é a otimização do aparelhamento estatal, que, por sua vez, tem se ocupado com os processos que efetivamente poderão envolver a violação de direitos, e não as aventuras jurídicas que diuturnamente tomavam o precioso tempo dos magistrados, já tão assoberbados, sendo notável, portanto, o maior cuidado e responsabilidade por parte dos advogados ao ajuizar uma reclamação trabalhista.

Das alterações introduzidas pela lei, a que mais deu ensejo a formulação de consultas por parte das empresas foi em relação ao teletrabalho, trabalho intermitente, inexigibilidade do pagamento compulsório da contribuição sindical e o aditamento de contratos de trabalho dos empregados ativo, especialmente dos chamados “hipersuficientes”.

Outra relevante alteração introduzida e, igualmente polêmica, foi a tão esperada autorização da terceirização da atividade-fim, eliminando as interpretações subjetivas do Poder Judiciário.

No entanto, em que pese a alteração legislativa e o recente posicionamento do STF sobre a licitude dessa forma de contratação, ainda nos deparamos com decisões das cortes trabalhistas não recepcionando a lei e deixando de aplicá-la, sobretudo quando a prestação do serviço ocorreu no período anterior a vigência da nova lei, hipótese em que os juízes aplicam a Súmula 331 do TST, dispositivo ainda em vigor.

Quanto aos contratos de trabalho, notamos que os clientes passaram a utilizar mais o banco de horas sem a participação do sindicato, para a compensação de horas extras dentro do período máximo de seis meses, pois, antes da vigência da lei em comento, as empresas somente poderiam implementar o banco de horas com a participação da entidade sindical, sob pena de ser invalidado.

Não podemos também deixar de mencionar o dispositivo que instituiu o acordo extrajudicial, com a clara intenção de conferir mais autonomia às partes e, de forma reflexa, desafogar o Judiciário, já que o trabalhador e empresa, desde que devidamente representados pelos seus respectivos advogados, podem formalizar um acordo transacionando verbas decorrentes da relação de trabalho ou emprego, submetendo tal avença à Justiça do Trabalho apenas para a respectiva homologação.

No entanto, o que tem ocorrido na prática é a prolação de sentença homologatória parcial nas transações que envolvem o pagamento de determinada verba sem o reconhecimento de vínculo de emprego. Isso significa dizer que a homologação só abrange a quitação da verba especificada na petição de acordo, sem adentrar no mérito da natureza da relação jurídica, gerando, assim, insegurança jurídica e a continuidade do ajuizamento de centenas de processos discutindo vínculo de emprego, abarrotando o Judiciário com esse tipo de ação que poderia ser resolvida através desse instituto.

De fato, ainda é prematuro concluir sobre os efetivos reflexos decorrentes da lei, pois, além de as empresas estarem cautelosas em relação à implementação das novidades por ela trazidas, existe uma quantidade significativa de processos questionado a sua constitucionalidade, os quais ainda estão sub judice.

Portanto, incumbe aos magistrados a cuidadosa análise de cada caso, para que o julgamento seja pautado no esperado bom senso, para que não se tornem letra morta as importantes inovações trazidas pela reforma, sob pena de se instalar a mais absoluta insegurança jurídica e, principalmente, desmotivar as empresas que visam investir no mercado brasileiro.

By

Eliane Ribeiro Gago

Partenaires
compartilhe:

form_cadastrese_fique_por_dentro

form_cadastrese_fique_por_dentro