Actualités

cadastre_se_e_fique_por_dentro

pesquisa_noticias

Droit administratif et de l’infrastructure

Environnement

Arbitrage
Contentieux Immobilier
Contractuel
Planification successorale, succession et droit de la famille
Affaires
Immobilier
Marché de capitaux
Droit du travail
Prévention et résolution de litiges
Pénal des Affaires et Compliance
Fiscal
Droit de l'urbanisme

Bulletin

Possibilidade de conversão e desconto de multas ambientais

publicado_em 04/26/2018 11:52

A recente Instrução Normativa IBAMA nº 06, de 15.02.2018, que regulamentou o Decreto Federal nº 9.179/2017possibilitou aos autuados por infrações ambientais federais a conversão da multa simples em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, podendo obter ainda o desconto de até 60% do valor da penalidade.

Pelo regramento instituído com a Instrução Normativa, o benefício pode ser buscado pelos autuados que apresentaram defesa e cujos processos estejam em fase de instrução e julgamento.

Para tanto, o autuado deverá manifestar interesse pela conversão da penalidade em até 180 (cento e oitenta) dias da data de publicação desta Instrução Normativa (ou seja, 14.08.2018), indicando a opção pela modalidade direta ou indireta de conversão, independentemente da apresentação de projeto de recuperação ambiental, em documento dirigido à autoridade competente para julgamento do auto de infração ou do recurso hierárquico.

Entende-se pela execução na modalidade direta da conversão de multas ambientais a implementação, por seus meios, dos serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, sempre que couber no Estado onde causou o dano, respeitadas as diretrizes, os parâmetros e as prioridades estabelecidos pelo Ibama.

Já a execução na modalidade indireta da conversão de multas ambientais se dá pela adesão a projeto previamente selecionado pelo Ibama mediante chamamento público.

Deferido o pedido de conversão e concretizados os procedimentos previstos na Instrução Normativa, o processo será encaminhado para o órgão responsável pela instrução processual para elaboração do termo de compromisso entre o autuado e o Ibama.

Diante disso, para os casos de conversão direta, a autoridade julgadora aplicará o desconto de 35% (trinta e cinco por cento) sobre o valor da multa consolidada. Para os casos de conversão indireta, será aplicado o desconto de 60% (sessenta por cento), podendo ainda o valor ser parcelado em até vinte e quatro parcelas mensais e sucessivas, sobre as quais incidirá reajuste mensal com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

A autoridade julgadora do Ibama, ao considerar os antecedentes do infrator, as peculiaridades do caso concreto e o efeito dissuasório da multa ambiental, poderá, em decisão motivada, deferir ou não o pedido de conversão formulado pelo autuado.

Caberá recurso hierárquico da decisão que indeferir o pedido de conversão da multa aplicada.

A equipe de Direito Ambiental está à disposição para dirimir dúvidas e auxiliar os interessados na adesão.

compartilhe:

form_cadastrese_fique_por_dentro

form_cadastrese_fique_por_dentro