Notícias

CADASTRE-SE E
FIQUE POR DENTRO

Pesquisar

Administrativo e Infraestrutura
Agrário e Agronegócio
Ambiental / ESG
Arbitragem
Contencioso Imobiliário
Contratual
Planejamento Patrimonial, Sucessões e Direito de Família
Empresarial
Imobiliário
Mercado de Capitais
Trabalhista
Prevenção e Resolução de Litígios
Compliance e Penal Empresarial
Tributário
Urbanístico

Artigos

Novo Prazo para Georreferenciamento de Imóveis Rurais

publicado em 24/10/2025 08:38

O Decreto nº 12.689/2025, promulgado em 21 de outubro de 2025, trouxe uma importante mudança com relação ao prazo que determina a descrição georreferenciada de imóveis rurais no Brasil e a respectiva certificação pelo INCRA.

De acordo com a legislação até então vigente, a partir de novembro de 2025, a descrição georreferenciada e certificada passaria a ser obrigatória também para imóveis com área inferior a 25 hectares. O novo decreto postergou essa exigência para 21 de outubro de 2029.

E mais. O Decreto nº 12.689/2025 revogou expressamente todos os incisos do artigo 10 do Decreto nº 4.449/2002, que tratavam dos prazos para certificação do georreferenciamento pelo INCRA conforme o tamanho das áreas dos imóveis, prazos esses que já se encontravam vencidos, inclusive. Essa mudança oferece um prazo adicional para os proprietários de imóveis rurais com área superior a 25 hectares ainda não regularizados, que também o façam até 21 de outubro de 2029.

Dessa forma, diante da unificação dos prazos, somente a partir dessa nova data é que todos os imóveis rurais, independentemente de seu tamanho, precisarão ter suas descrições georreferenciadas e certificadas pelo INCRA quando houver desmembramento, parcelamento, remembramento ou qualquer tipo de transferência de propriedade.

por

Arthur Liske

Sócios
compartilhe:

CADASTRE-SE E FIQUE POR DENTRO